segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Curiosidades do Livro de Lucas

 Lucas recebeu boa instrução na Grécia e era médico, ele tinha mente organizada e senso literário. Ao que parece Lucas é o único autor não judeu no Novo Testamento. Em seu livro, ele deixa claro que a salvação é para todos, inclusive os pobres, os religiosos e as minorias, e não apenas para os judeus.
Na verdade, Lucas mostra enfaticamente Jesus como o filho do homem que veio "buscar e salvar o que se havia perdido" (19.10). Dos quatro escritores dos Evangelhos, apenas Lucas registra o brado feliz do anjo: "Vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo" (2.10).

Grande parte do material apresentado por Lucas demonstra sua preocupação pelos que sofriam e pelos rejeitados. Só ele relata a história do bom samaritano (10.25-37) e a do mendigo Lázaro (16.19-31). Lucas também dispensa especial atenção a mulher e aos relacionamentos familiares. Sua narrativa a respeito dos nascimentos de João Batista e de Jesus é rica em detalhes.

Lucas fez o único registro acerca da infância de Jesus. Ele escreve a respeito do desentendimento entre as irmãs Maria e Marta  (10.38-42) e narra também a parábola maravilhosa que Jesus contou sobre o filho pródigo e seu retorno ao lar (15.11-32).

Apenas Lucas oferece relatos sobre mulheres cujos nomes talvez nunca conheçamos: a viúva que perdeu o único filho, a pecadora que lavou os pés de Jesus com as próprias lágrimas e a mulher encurvada.

Mas o livro de Lucas não fala apenas sobre estes fatos, fala sobre JESUS e a alegria de conhecê-lo.

Alem de ler e estudar o livro para nosso passa ou repassa, leiam para que essas palavras possam entrar em seus corações
que a revelação do evangelho possa saltar a cada frase a cada página, leiam sem presa, absorvendo, tenham certeza o Espírito Santo vai surpreende-los.


Um abraço,  Clebão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário