quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SOBERBA X HUMILDADE

“Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

I Pe 5:5

Soberba: Também é conhecida como orgulho, arrogância; é o sentimento que se coloca melhor do que os outros, o soberbo é aquele que não precisa de ninguém, pois ele é muito bom, tão bom que não precisa nem de Deus. A soberba ou o orgulho precede a vários outros pecados como a rebeldia e a insubmissão e ate mesmo a inveja.  (RF: Pv 8:13 Pv16:18 )

Humildade: Humildade, quando ouvimos essa palavra logo vem em nossa mente um conceito errado do seu significado, logo pensamos em pobreza ou uma pessoa com muitas necessidades. Porém isso não são valores de uma pessoa humilde, o humilde é aquele que se importa com o próximo, aquele que seu prazer é servir e ajudar o próximo, em ver seu próximo avançar e vencer. Um valor muito importante do humilde é a obediência, o humilde esta sempre pronto a obedecer, o humilde também é submisso. (RF: Tg4:6 Pv11:2 Sl 147:6 Pv29:23 )

Honra
 Algo que nossa sociedade e nossa geração têm perdido nos tempos de hoje é o valor e a importância da honra ou do honrar, a mídia tem influenciado nossa geração a ser uma geração rebelde (ou desonrosa). Essa é uma das virtudes de uma pessoa humilde de uma pessoa que Deus não resiste, mas dá graça. Vamos ver mais sobre  essa virtude tão valorosa para Deus.

O que é honra?
Muitos dizem que é obedecer ou respeitar, isso esta certíssimo, mas honrar não para por ai, vai além de apenas obedecer e respeita Honrar também é amar; cuidar; proteger; obedecer; respeitar; ser fiel; homenagear; dar importância; falar bem de; e semelhantes.

A quem devemos honrar?
   - Ao meu próximo: Mt 22.39b Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 
Este é um dos grandes mandamentos de toda a bíblia, é muito importante amar o nosso próximo, pois assim eu o honro, pois amar é uma das formas de honrar.

  - Aos meus pais: Ef 6.2 Honra o teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa. Honrar aos nossos pais não é simplesmente obedecer, mas também é amar; cuidar; proteger; obedecer; respeitar; ser fiel; homenagear; dar importância; falar bem de; e semelhantes.
 Talvez você seja o único cristão de sua casa e seus pais ainda não conhece a Jesus, a melhor maneira de testemunhar a Cristo aos nossos pais é honrando a eles.

 - As Autoridades: Rm13.1,2 – São todos aqueles que estão acima de nos, como os governantes, professores, pastores, lideres de Célula e etc essas autoridades foram constituídas pelo próprio Deus. A bíblia diz que devemos honra-los, e tambem diz que quando vamos contra alguma dessas autoridades, estamos indo contra o próprio Deus. (Leia um exemplo de desobediência na bíblia Nm12:1-15)

   - A Deus: Mt 22:37 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 
Honramos á Deus obedecendo a Ele, cumprindo sua palavra e o cumprir a palavra incluem honrar o meu próximo, as autoridades, aos nossos pais, assim honramos a Deus.

Seja humilde busque honrar as pessoas, aos seus pais aos seus lideres, pois Deus dá graça aos humildes e resiste ao soberbo.

Ate a próxima
Guilherme Fávero

Nenhum comentário:

Postar um comentário