segunda-feira, 25 de março de 2013

Sem desculpas

Com exceção de Jesus, não existe um ser humano na face da terra que nunca tenha errado. Desde o escritor dessas palavras ao leitor das mesmas, todos em algum momento de suas histórias erram. O que faz diferença na vida de uma pessoa então, não é nunca ter errado, mas  reconhecer seu erro e mudar sua postura. O erro faz parte da vida, mas continuar no erro faz parte da morte.  Diante desse fato, por que tantas pessoas ainda continuam no erro? A resposta para essa pergunta pode estar escondida atrás de uma palavra: desculpas.
Segundo o dicionário Aurélio, uma das definições da palavra desculpa é: "Uma transferência de responsabilidade ou culpa". Ou seja, quando alguém erra em vez de assumir sua responsabilidade transfere a mesma para algo ou alguém. Assim, se a responsabilidade não é assumida o erro está justificado.  A primeira desculpa da história acontece no jardim do Éden quando Adão e Eva erraram e Deus vem ao encontro deles. Adão logo diz que foi por causa de Eva. E Eva diz que foi a serpente. Nenhum dos dois assume sua responsabilidade. Alias, é impressionante perceber que tantos "jardins" de casamentos estão terminando não por causa de um erro apenas, mas por que o  marido ou esposa não assumiram a sua devida culpa. Não diga que errou por causa do seu marido ou sua esposa. Não coloque a culpa no chefe. Não diga que foram as dificuldades. Pois muitas pessoas apesar de suas adversidades, resolveram agir.
Na Bíblia vemos grandes homens que poderiam dar desculpas e outros que abriram mão de desculpas que vieram aos seus lábios. Observe a lista: Abraão podia ter desistido porque já era velho demais para ter um filho. Moisés por que não sabia falar muito bem. Daniel podia ter negado sua fé para não entrar na cova dos leões. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego para não entrar na fornalha. Pedro poderia ter continuado no barco, se justificando que ninguém anda por sobre as águas. Se pensarmos bem, as desculpas deles eram muito boas. Sadraque, Mesaque e Abede-nego, por exemplo, tinham a morte numa fornalha como boa desculpa para negar a Deus e não morrer. Suas desculpas podem ser boas, mas não justificam o seu erro.
Esses homens escolheram abandonar suas desculpas e viver o sobrenatural. Porque, ou você passa a sua vida dando desculpas ou vive a glória de Deus. As duas coisas ao mesmo tempo não será possível. Não gaste o seu tempo explicando por que não fez. Gaste sua energia agindo apesar das adversidades. Assuma seu erros. Coloque as desculpas debaixo dos seus pés e viva o sobrenatural.
Talita


Nenhum comentário:

Postar um comentário