sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O MAIOR DOS MANDAMENTOS


Ultimamente temos ouvido muito sobre santidade, paixão, busca, extravagância no Senhor, fome e sede, enfim, diante dessas muitas pregações, admoestações e exortações bíblicas, e, movidos pelo desejo de acertar o alvo, há um momento em que chegamos a questão inevitável, aquela mesma questão que se apresentou a Jesus por parte de um doutor da lei que indagou o mestre sobre qual seria o maior ou mais importante dos mandamentos, pelo que Jesus lhe respondeu: “O maior mandamento é este: amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” E continuou: “o segundo é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo” E concluiu: “Nestes dois mandamentos estão contidos toda a lei e os profetas”.


Ao dizer que em dois mandamentos apenas, todo o resto se resumia, Jesus não somente nos esclarece, como também nos leva a um novo patamar no nível de entendimento das escrituras e da vontade de Deus, pois se decidirmos sinceramente obedecer a esse texto nossa vida cristã mudará drasticamente.


Pensando que se amássemos ao Senhor com todo nosso ser seriamos transformados por Sua presença então podemos concluir que esse processo de transformação culminaria em uma mudança de mente e comportamento tão grande que nos faria pessoas mais amáveis e bondosas, o que inevitavelmente nos levaria ao nível de amor e consideração para com o nosso próximo, o qual as escrituras recomendam.

O fato é que a tarefa é simples, porém, nada fácil, pois para vivermos em obediência a esta palavra precisamos fazer uma escolha em nossas vidas, a escolha de dizermos não aos nossos próprios desejos e vontades, ao nosso ego e arrogância, aos nossos valores e conceitos pré estabelecidos, pois só assim conseguiremos amar verdadeiramente ao Senhor, e então amaremos aquela pessoa que nos ‘’ tira do sério’’.

Atualmente grande parte dos cristãos vivem buscando uma vida próspera e sossegada. Os membros das igrejas buscam viver de acordo com um código de conduta que mais impressiona àquelas pessoas que não conhecem ao Senhor, entretanto não se preocupam em amar o próximo. Isso é perceptível pelo alto índice de fofoca no meio do povo de Deus, também pelo número de pessoas que não se dão bem dentro da mesma comunidade cristã e chega ao ponto dessa falta de amor causar as ditas ‘’panelinhas’’, afastando cada vez mais as pessoas e causando também um abismo de separação para com Deus, pois a Palavra nos ensina que se dissermos que amamos a Deus, mas aborrecemos nosso irmão, somos mentirosos e Deus não está em nós.

Nosso dever nessa geração vai muito além de termos um comportamento extravagante nos cultos, nos vestirmos decentemente, falarmos de Jesus com nossos amigos ou frequentarmos uma igreja; nosso compromisso é o de vivermos o evangelho de forma plena, amando o nosso próximo como a nós mesmos e ao Senhor acima de tudo. 

Pr. Sami Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário