sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Apostila sobre cura

 Cabeçuditos de plantão!

Peço primeiramente desculpas pelo atraso em escrever para vocês, mas essa semana tem sido bem agitada.
Como prometi escreveria uma matéria sobre cura com muitos versículos falando sobre o assunto, no entanto fiz melhor do que isso. Copiei uma apostila de um bom seminário sobre cura e disponibilizo aqui, portanto, todos aqueles que acreditam que receberam a unção do Senhor para cura poderão estudar e se deliciar com esse material precioso.

Deus os abençoe!

Pastores Sami e Nanda Castro

Cristo Aquele que cura


Introdução

A ciência médica tem feito grandes progressos no sentido de aliviar o sofrimento humano; no entanto, o acelerado passo da nossa sociedade moderno continua cobrando caro dos corpos humanos, produzindo doenças além da capacidade humana para ajudar. A demanda para mais médicos, hospitais e Leitos cresce com uma rapidez incrível, e muitos remédios e drogas estão criando novos problemas. A explosão demográfica tem causado problemas como a pobreza, má nutrição e doenças infecciosas que apenas intensificam a mensagem de que o homem necessita de um Deus que cura. Como a natureza paterna de Deus, deve desejar que o homem volte à segurança e à fé simples, advindas de uma sincera e pura relação com Ele, aceitando a Sua Palavra com toda a confiança!
É dentro do contexto da necessidade humana que a maior mensagem desta apostila brilha em meio às trevas da incredulidade.
Esta mensagem é para os famintos e necessitados de todos os tempos e lugares revelando que Jesus Cristo é Aquele que cura.

I.                   AOS QUE NECESSITAM DE CURA

  "A Fé é baseada na vontade de Deus, por isso mesmo, todos que necessitam de cura, deve crer primeiramente que Deus quer curá-lo."
As Escrituras apresentam a vontade de Deus para o homem em suas três dimensões. Isso exige uma renovação da mente (Rm 12:2), que só ocorre mediante a revelação da Palavra de Deus (Tg 1:21).
A despeito de estar convicto da importância da cura física, é fator  fundamentalmente  de maior importância, reconhecermos que há um milagre muito mais excelente que é a transformação, ou a cura interior que ocorre dentro da alma. Esse milagre é de muito maior valor.
É necessário se conhecer a integridade da Palavra de Deus
A)    A PALAVRA É A SEMENTE
1.      Jesus disse: "A Palavra é a semente" (Mateus 13).
2.      Tentar receber cura sem conhecer a vontade de Deus é o mesmo que querer colher onde não foi semeado.
3.      Deus não faz nada sem a Sua Palavra (Sl 107:20).
4.      Não é vontade de Deus colheita sem plantio.
5.      Plantar a Palavra é conhecer, receber e confiar.
6.      A semente deve permanecer plantada e regada antes que possa produzir.
7.      Um fazendeiro não estaria sendo sábio se dissesse: "Creio que Deus pode me dar uma grande colheita sem semeadura."
8.      O homem precisa conhecer a "vontade" de Deus antes de receber a cura ou a salvação.
9.      Dizer: "se for da tua vontade", ao ministrar a cura é destruir a semente, e não plantar.
10.  O Evangelho é o poder de Deus para a salvação em todas as suas fases.
11.  O Evangelho não deixa o homem incerto orando: "se for da tua vontade", ele ensina qual é a vontade de Deus.
12.  Mateus 8:17 é tão verdade quanto I Pedro 2:24.
13.  A semente não pode fazer nada sem ser plantada.
14.  Em vez de dizer: orem por mim, deve-se dizer: ensinem-me a Palavra.
15.  Os benefícios do calvário precisam ser conhecidos antes de serem obtidos.
16.  Após conhecer a vontade de Deus, nossa atitude com relação às enfermidades deve ser a mesma que temos em relação ao pecado: Resistí-la
17.  Não devemos ignorar qualquer parte do evangelho.
18.  Entre o período confiado a Deus nossa cura e a cura propriamente dita, devemos observar uma preciosa lição. Esta lição consiste em observar Hb 10:35,36.
19.  Jonas após suplicar por misericórdia, ficou firme e antecipou sacrifícios de agradecimentos.
20.  Hebreus 13:15 nos ordena a oferecer sacrifícios de louvores.
21.  Deus sempre nos aceita quando observamos Mc 11:24 e Hb 10:35,36.
22.  "Dar-lhe-ei abundância de dias", é a promessa de Deus para ser apropriada por todos. (Sl 91:16)





B)    INSTRUÇÕES INCLUSIVAS
·         Analisemos Provérbios 4:20-22.
·         A Palavra de Deus não poderá ser saúde nem para a alma e nem para o corpo antes de ser ouvida, recebida e observada.
·         Fazer a Palavra de Deus se tornar saúde em nós significa fazer desaparecer o câncer, o tumor ou outra doença qualquer.
·         Se agirmos pela Palavra, Ela se tornará saúde e vida para o nosso corpo.
·         Seja qual for o problema, Deus diz: saúde para o seu corpo.
·         A Palavra será saúde para os que a aceitam e observam o que Ela diz a respeito.
·         Jesus tomou nossas doenças. Ele tomou não pediu com lincença.
C)    NÃO SE PODE OLHAR EM DUAS DIREÇÕES AO MESMO TEMPO.
·         O Senhor nos ensina isso dizendo: "Não a deixe apartar-se dos teus olhos; guarda-a no meio do teu coração."
·         É preciso tirar os olhos dos sintomas e colocá-los no que Deus está dizendo.
·         Abraão se fortaleceu na fé olhando para as promessas de Deus e mais nada.
·         A Palavra de Deus só poderá operar em nós se for enterrada no meio do nosso coração.
·         Ela deve ser mantida guardada em nós continuamente, e não apenas ocasionalmente.

D)    TAL QUAL OS FAZENDEIROS

·         Ao plantar a semente, o fazendeiro não fica desenterrando-a para vê-la como está. Ele crê que ela está produzindo na terra.
·         Precisamos crer que a Palavra de Deus está produzindo o seu fruto em nós.
·         Davi dizia: "A Tua Palavra me vivifica".
·         Paulo disse que a Palavra opera naqueles que crêem.
·         Toda a Palavra de Deus é "Espírito e Vida" e operará em nós quando a recebemos e a "observamos."
·         Quando recebemos e observamos a Palavra de Deus, podemos dizer como Paulo: "O Poder de Deus opera em mim poderosamente."
·         A Palavra de Deus se torna o Poder de Deus. "Ela é Espírito e Vida."
·         O evangelho que é a boa notícia a respeito do que Deus fez por nós em Cristo, é o poder de Deus. (Rm 1:16)

E)    TRÊS COISAS ESSENCIAIS

1.      Ouvido atento.
2.      Olhar apenas em uma direção.
3.      Coração zeloso.
·         Quando os olhos se voltam para os sintomas e a mente fica assim ocupada, está se semeando a semente errada e a colheita não será a desejada. Não se semeia feijão para se colher arroz.
·         Os sintomas podem indicar morte mas a Palavra de Deus indica vida e não se pode olhar para essas duas direções ao mesmo tempo.

F)     QUE TIPO DE SEMENTE VOCÊ SEMEOU?

·           Não deixe a Palavra de Deus apartar-se dos seus olhos; guarde-as no meio do seu coração.
·           A evidencia que Deus dá para sua fé é a Palavra dEle; olhe apenas para ela, independente do que você sente.
·           Ele diz a todos os casos incuráveis: "Todo aquele que olhar viverá",  (Nm 21:8).
·           Olhar está no infinitivo, e não se trata de uma olhadela.
·           Isso propõe vida para quem encontra e saúde para "todo" o corpo.
·           A Palavra de Deus é saúde para todo o corpo, da planta dos pés ao topo da cabeça.
·           Jesus, O Médico dos médicos diz: "Eu sou Aquele que te sara". – Ele sara todas as tuas enfermidades.
G)   A CERTEZA DAS COISAS QUE NÃO SE VÊEM.
"Depois que você plantou a sua semente, você crê que ela está germinando antes de vê-la crescer. Isto é fé, a certeza das coisas que não se vêem".
·         Em Cristo temos a perfeita certeza de fé.
·         Qualquer pessoa pode se livrar da suas dúvidas, olhando apenas para a certeza que Deus nos tem dado para a nossa fé.
·         Olhar apenas para o que Deus diz, produzirá uma fé crescente.
·         Não podemos duvidar da nossa fé. Devemos duvidar das dúvidas, pois elas são falíveis.
·         Olhar para Jesus produz vida, luz, liberdade, amor, alegria, orientação, sabedoria, compreensão, saúde perfeita. – Tudo, quando se olha apenas para aquele que foi crucificado.
·         Todo aquele que olhou para a serpente de metal foi curado.
·         Eles eram todos, humanamente falando, incuráveis.
·         Ao olharem com fé , foram curados e perdoados.
·         Quem confia em Cristo não sairá envergonhado. O tempo e a eternidade justificarão a sua confiança.


II – JESUS NOS LIVROU DE NOSSAS DOENÇAS QUANDO PURIFICOU OS NOSSOS PECADOS
"Romanos 5:12 declara que por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte. Conclui-se, portanto, que a morte entrou no mundo através do pecado. Está claro, então, que a doença, que é morte incipiente, entrou no mundo através do pecado. Já que foi por esse meio que entrou a morte e o pecado, seu único remédio tem que ser encontrado na redenção de Cristo".
·         Somente o Poder do Filho de Deus, poderá remover a opressão do diabo quando a natureza falha.
·         O médico não pode curar doença, ele apenas ajuda a natureza do homem a receber a cura.
·         Falhando a natureza, qualquer coisa que causa impedimento ao Poder de Deus, resultará a doença em morte.
·         Tiago fala de confessarmos nossas culpas uns aos outros... para sermos curados.
·         Quando a doença ultrapassa o poder da natureza, nem o médico, nem a oração poderá salvar o doente antes que ele confesse o seu pecados.
·         Doença é conseqüência da maldição do pecado do Éden, seu verdadeiro remédio tem que ser a cruz.
·         Através da redenção de Jesus podemos todos ter, como parte da nossa herança (Cl 1:12), a vida de Jesus manifesta em nosso corpo mortal, para suprir a natureza enquanto vivermos no mundo.
A)    A PÁSCOA ERA SÍMBOLO DE REDENÇÃO – HOJE TEMOS A SANTA CEIA.
·         Assim como recebemos os primeiros frutos da nossa salvação espiritual, podemos receber os primeiros frutos da nossa salvação física.
·         Em êxodo 12 foi exigido que os israelitas comessem a carne do cordeiro pascal para obterem força física.
·         Paulo se refere a Cristo como sendo a nossa páscoa sacrificada por nós.
·         A Bíblia diz que Deus ouviu a Ezequias e sarou o povo, quando ele guardava a páscoa.
·         Em I Coríntios 11:30, Paulo fala do erro dos Coríntios em não discernir o Corpo do Senhor Jesus Cristo e de ser esta a razão de haver tantos fracos e doentes entre eles.
·         Quando tomamos a Ceia do Senhor, tomamos também a Cristo e os benefícios aí contidos.
·         Em Cristo temos tanto a vida física quanto a espiritual.
 Não há, portanto, melhor hora para desfrutarmos o privilégio de termos "a vida de Jesus também manifesta no corpo mortal". (I Co 4:11)
B)    RECUPERAÇÃO DE TUDO PERDIDO NA QUEDA.
"Com a queda do homem perdemos tudo, porém Jesus recuperou tudo para nós através de sua expiação. Foi no dia da expiação que Deus disse:" Tornareis cada um à sua possessão "".
·         A ordem para o ano do jubileu era a seguinte: Primeiro a expiação, depois o som da trombeta do jubileu trazendo as boas novas: "Tornareis cada um a sua possessão".
·         Hoje a ordem é a mesma: Primeiro o calvário, depois a trombeta do evangelho anunciando que Ele "carregou os nossos pecados e as nossas doenças", mostrando que podemos voltar "cada um à sua possessão".
·         Os sete nomes redentores de Deus nos mostram as quais são as perdidas possessões, para quais, cada um pode voltar durante a nossa dispensarão.
·         As duas mais importantes possessões a serem restauradas durante a era do evangelho são a "saúde para a alma e pra o corpo".
·         Jesus disse que foi ungido para anunciar o ano aceitável do Senhor, referindo-se ao ano do jubileu do antigo testamento. (Lc 4:19)
·         Perdão e cura, portanto, eram oferecidos, onde quer que Cristo anunciasse o ano aceitável do Senhor.
C)    A FÉ VEM PELO OUVIR.
"A razão pela qual muitos doentes ainda não tornaram às suas possessões física,s é porque eles ainda não ouviram o som da trombeta que diz respeito a este assunto. "a fé vem pelo ouvir", e eles não ouviram, porque muitos pregadores estavam com suas trombetas evangélicas enferrujadas enquanto estudavam nos seminários teológicos".
·         O ouvir pode trazer não somente a fé, mas também a incredulidade
·         Mateus 8:17, diz que Cristo curou todas as doenças.
·         Através da expiação, Jesus cura a todos sem excessão
·         Isaías 53:4, 5 diz que Ele levou nossas dores e carregou com as nossas doenças.
·         A profecia ainda não terminou: "Em Números 16:46,50, morreram 14.700 pessoas por causa da praga. Arão o sacerdote ficou em pé entre os vivos e os mortos e fez uma expiação pelo povo, a fim de que a praga fosse removida".
·         Cristo, através da sua expiação, redimiu-nos da "praga" do pecado e da doença.
D)    O SÍMBOLO DA SERPENTE DE METAL.
"Em número 21:9, lemos que os israelitas eram curados ao olharem para uma serpente de metal que foi levantada como um "tipo" de expiação". (ver Jo 3:14,15)
·         Vemos, portanto, que a cura física depende da expiação.
·         Se o "tipo" de expiação pode oferecer cura e perdão o antítipo pode muito mais. (tipo é o símbolo; antítipo é o real)
·         Assim como a praga dos israelitas foi removida ao ser levantada a serpente de bronze, nossa "praga" foi removida quando Cristo foi levantado. (Gl 3:13). A serpente é o tipo; Cristo é o antítipo. Ele é real.
­­­­Jó diz que achou resgate. Ele foi curado  (Jó 33: 24,25).
·         Jó foi curado através de uma expiação, por que não nós?
·         No Salmo 103, Davi conclama sua alma a louvar ao Senhor e não esquecer de nenhum só de seus benefícios, e depois especifica: "é Ele quem perdoa todos os teus pecados e sara todas as tuas  enfermidades".
·         Deus perdoa o pecado assim como cura a enfermidade através da expiação.
·         A expiação de Jesus é a única base para qualquer benefício do homem caído.
·         Se na antiga aliança havia cura mesmo sendo aliança inferior, na nova aliança não deveria haver nem doença para ser curada.
E)    OS SETE NOMES REDENTIVOS DE JEOVÁ.
"Jeová é distintamente o nome redentor de divindade", e significa: "Aquele que existe por si mesmo e que se revela" (Bíblia de Scorfield, pag 6e7 – nota de rodapé)
·         Em sua relação redentora para com o homem, Jeová tem sete nomes compostos que o revelam, atendendo cada uma das necessidades do homem desde a queda.
·         Esses nomes apontam para o calvário, pois é lá que somos redimidos.
F)  OS SETE NOMES REDENTIVOS SÃO:
a)      JEOVÁ- SAMÁ – "Jeová está presente" ou "Jeová está ali". Revela-nos o privilégio redentor de gozar sua presença. "Eis que estou convosco sempre". A prova que esta bênção é provida pela expiação está no fato de que Cristo nos aproximou pelo seu sangue. (Ef 2:13)
b)      JEOVÁ- SHALOM – "Jeová é Paz". Revela-nos o privilégio redentor de gozar a sua Paz. Por conseguinte Jesus diz: "A minha Paz vos dou". Esta bênção também está na expiação, porque o "castigo que nos traz a paz estava sobre Ele".
c)      JEOVÁ- RA- AH – "O Senhor é o meu Pastor". Ele se tornou o nosso pastor quando "deu Sua vida pelas ovelhas". Dá a vida fala de redenção ou expiação.
d)     JEOVÁ- JIRÉ– "O Senhor proverá". Cordeiro para o holocausto e Cristo foi o Cordeiro que nos trouxe completa redenção.
e)      JEOVÁ- NISSI – "Jeová é a minha bandeira", ou "vencedor", ou "capitão". Foi na cruz que Cristo triunfou sobre os principados e potestade, e nos concedeu, através da expiação, o privilégio de dizer: "Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo".
f)       JEOVÁ- TSIDKENU – "Jeová é a nossa justiça". Ele se torna a nossa justiça quando carrega sobre si o nosso pecado na cruz.
g)      JEOVÁ- RAFA – "O Senhor nosso Médico", ou "Eu sou o teu médico" ou "O Senhor que te sara". Isaías declara: "verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas dores, e as nossas doenças levou sobre si".
Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas dores enfermidades (Is 53:4,5).
As palavras enfermidades e dores, foram interpretadas das palavras "Choli" (doenças/enfermidades) e "Makob" (dores).
·         Algumas traduções apresentam erros na tradução das palavras, usando as mesmas para enfermidades e doenças respectivamente.
·         Isaías 53:4 não se refere à doença da alma e dores não tem referencia a problemas espirituais, mas somente a doenças físicas. Veja Mt 8:16,17: "... e Ele com  a Sua Palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos, para que se cumprisse" o que fora dito pelo profeta Isaías que diz: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças"
·         O profeta se refere à doenças físicas, conforme Mateus faz o comentário.
Em Levítico está escrito:assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades dele à  terra solitária; e enviará ao deserto.
·         Em Isaías 53:4 as palavras "tomar sobre si" é traduzida pela palavra hebraica "nasa", que também corresponde às palavras "levará sobre si" de Lv 16:22.
·         Do mesmo modo Jesus tomou sobre si meus pecados e enfermidades.
·         Pecado e enfermidades saíram de mim para o calvário, e do calvário saiu saúde para mim.
·         As palavras "tomar" e "levar" (nasa e sabal) de Isaías 53:4, significam a mesma coisa  e são usadas no vv. 11e12, "... porque a iniquidade deles levará sobre si", "... mas Ele levou sobre si o pecado de  muitos".
·         Essas palavras "nasa" e "sabal" dão idéia de um fardo pesado, e denotam verdadeiramente substituição, e a completa remoção do que Ele levou.
·         Jesus não compartilhou somente os nossos sofrimentos, mas sim levou sobre si  e "suportou" todos os sofrimentos da humanidade.
·         Levar os sofrimentos de outro no lugar dele é chamado de substituição.
A CRUZ, UM PERFEITO REMÉDIO PARA O HOMEM

"Jesus foi à cruz em espírito, alma e corpo para redimir o homem em espírito, alma e corpo. Portanto, a cruz é o centro do plano de salvação para o homem, espírito, alma e corpo".
·         Toda espécie de enfermidades e doenças conhecidas pelo homem foram incluídas na "maldição da Lei". (Dt 28:15,22 e outros)
·         Em Gálatas 3:13 está escrito: "Cristo nos resgatou da maldição de Lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: "maldito todo aquele que for pendurado no madeiro".
·         Foi na cruz que Ele nos redimiu da maldição da Lei.
·         Nos redimiu das seguintes doenças físicas: Febre, inflamação, ardor, secura, úlcera, hemorróidas, sarna, coceira, loucura, cegueira, pasmo do coração, todas as doenças do Egito e todas as doenças e pragas que não foram descrita em deuterônomio , tais como câncer, gripe, caxumba, sarampo e toda espécie de doenças modernas.
·         Jesus nos redimiu de todas as doenças, porque Ele nos redimiu da maldição da Lei, a qual incluía todas as doenças e enfermidades.
·         Não podemos está mais debaixo da maldição da Lei, uma vez que não estamos mais debaixo da Lei, e sim da graça. (Rm 6:14)
·         O corpo é incluído na redenção senão não haveria  uma ressurreição.
·         Jesus, o último Adão é perfeitamente poderoso para fazer remover o que o primeiro Adão fez cair sobre nós.
III – A CURA É PARA TODOS
"A maior barreira para a fé de muitos que buscam a cura física em nossos dias é a incerteza que têm a respeito de ser ou não da vontade de Deus  curar todos".                
·         É impossível reivindicarmos com fé por bênção  o que não temos certeza se Deus nos dará, pois o poder dEle só pode ser reivindicado quando a vontade dEle é conhecida.
·         A fé começa onde a vontade de Deus é conhecida.
·         Apropriar-se da fé não significa crer que Deus "pode", mas sim que Deus "quer".
·         Por não saber que se trata de um privilégio redentor para todos, muitos doentes acrescentam às suas petições a seguinte frase: "se for da Tua vontade"...
A)    UMA TEOLOGIA CORRIGIDA.
"O capítulo 8 de Mateus apresenta o episódio do leproso que chegou a Jesus dizendo: Senhor, se quiseres, podes me tornar limpo".
·         Jesus corrigiu a teologia do leproso quando disse: "Quero, fica limpo!"
·         O "quero" de Cristo cancelou o "se" do leproso, ou da teologia.
·         Esta teologia é universal e comum em nossos dias.
·         O Senhor diz: "e Eu tirarei do meio de ti as enfermidades... o número dos teus dias cumprirei" (Ex 23:25,26).
"A duração da nossa vida é de setenta anos". (Sl 90:10)
"Deus meu, não me leves no meio dos meus dias". (Sl 102:24)
"Por que morrerias fora do tempo?" (Ec7:17)
·         Se alguém perguntar: "Como é que o homem morre então?" – A resposta é: "Tiras-lhe a respiração, morrem e voltam para o pó".(Sl 104:29)
·         É vontade de Deus que cumpramos os nossos dias com  boa saúde.
·         Se passarmos do número dos nossos dias, Ele quer que tenhamos boa saúde.
·         Existe um período de vida que pode ser ultrapassado em fé gozado com muita saúde.
B)    DEVEMOS LER O TESTAMENTO PARA SABER.
"Se desejamos saber a vontade de Deus a respeito de  qualquer assunto, temos que ler o Seu testamento".
·         A palavra testamento dispõe sobre a vontade de alguém.
·         A Bíblia contém a última vontade de Deus. Tudo que vier depois é falsificação.
·         Ninguém está autorizado a mudar a vontade de Deus.
·         Dizer que Deus não cura mais hoje é o mesmo que trocar o Nome dEle de "Eu Sou" para "Eu Era".
·         Salmo 91 Deus diz a respeito do homem que, aquele que habita no esconderijo do Altíssimo ... dar-lhe-ei abundância de dias. (v.16)
C)    O CALVÁRIO SUPRE TODAS AS NECESSIDADES DO HOMEM.
"O que Jesus fez por alguns homens que vieram a Ele em busca de bênção foi apenas para eles, mas o que Ele fez no calvário foi para todos".
D)    CRISTO, A EXPRESSÃO DA VONTADE DE DEUS.
"Literalmente, Jesus cumpriu a vontade de Deus para com a linhagem de Adão. Ele disse: porque Eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade d'Aquele que me enviou, "e que o Pai que em Mim habita é quem opera as obras". Ele também disse: quem me vê a mim, vê o Pai, portanto, quando Ele curou as multidões que o apertavam, vemos o Pai revelando a sua vontade".
·         É vontade de Deus curar a todos indistintamente.
·         Não precisamos esperar que o Espírito nos revele quem deve ou não ser curado. As escrituras já nos dizem isso.
E)    A FÉ NÃO REPOUSA SOBRE MERA CAPACIDADE.
"Há uma grande diferença em anunciar que um milionário irá distribuir notas de cem reais a algumas pessoas; que irá distribuir com dez pessoas ou que irá distribuir com todas as pessoas".
·         Se a vontade de Deus fosse curar apenas alguns, então não haveria base para fé, pois seria preciso de uma outra revelação para saber quem é.
F)     JESUS CUROU TUDO E TODOS. (MATEUS 4: 23,25)
23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.
25 De sorte que O seguiam grandes multidões da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e dalém do Jordão.
Mateus 9: 35
35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.
Mateus 12:15
15 Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos.
Mateus  14:14
14 E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se dela, curou os seus enfermos.
Mateus 14: 34, 36
34 Ora, terminada a travessia, chegaram à terra em Genezaré.
36 e rogaram-lhe que apenas os deixasse tocar a orla do seu manto; e todos os que a tocaram ficaram curados.
Lucas 6:17,19
17 E Jesus, descendo com eles, pararam num lugar plano, onde havia não só grande número de seus discípulos, mas também grande multidão do povo, de toda a Judéia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e de Sidom, que tinham vindo para ouvi-lo e serem curados das suas doenças;
19 E toda a multidão procurava tocar-lhe; porque saía dele poder que curava a todos.
"Até mesmo o jovem epiléptico de Marcos 9:14,29, que os discípulos falharam na sua missão de libertar, recebeu a cura de Jesus, provando assim, que é vontade de Deus a cura".
·         O amor compassivo de Jesus é o motivo maior de haver Ele se dedicado a curar as multidões.
·         A Igreja primitiva levou às riscas as Palavras de Cristo e não foi só no início como muitos sugerem, pois no último capítulo de Atos (trinta anos depois) Paulo curou o pai de Públio na ilha de malta e os outros que estavam enfermos. (At 28:9)
G)   QUANDO DEUS USA A AFLIÇÃO FÍSICA.
"Muitos em nossos dias crêem que Deus aflige até mesmo os obedientes porque os ama, fazendo, assim, da doença um presente de amor do nosso Pai Celeste. Se isto é verdade, porque então tentam se livrar do seu presente de amor? – Será que não deveriam orar para que toda a sua família  também desfrutasse desse presente de amor?"
·         É verdade que a desobediência pode atrair a enfermidade.  Deus as permite e elas chegam a ser um corretivo (I Co 11:31,32), mas se nos arrependermos, esses corretivos não tem mais razão de ser.
·         Através do autojulgamento podemos evitar os corretivos.
·         Ver Salmo 25:10.
·         Jesus se manifestou para destruir as obras do diabo (I Jo 3:8) – ver Atos 10:38
·         Jesus não quer um câncer em nosso corpo. Já que o corpo é para o Senhor "um sacrifício vivo", é obvio que um corpo saudável lhe agrada mais que um corpo doente.
·         Não podemos ser abundantes na obra do Senhor como Ele quer, se estivermos confinados à uma cama.
H)    SALVAÇÃO TOTAL.
A palavra "soteria", que no grego significa "salvação", implica libertação, preservação, cura, saúde, pureza; e no Novo testamento é usada também em relação à alma, e em outras vezes somente ao corpo.
·         A palavra "Sozo", traduzida por "salvo", também significa "curado", "purificado", "santificado".
·         Em Rm 10:9 é traduzida por salvo.
·         Em At 14:9 a  mesma palavra é traduzida por curado.
·         Em Ef 5:23, Paulo afirma que Jesus é o Salvador do corpo.
·         Nossa salvação acontece mediante nossa união com Cristo e não se trata de um mero toque.
·         Nossa união com Cristo nos faz participantes da Sua qualidade de vida, pois tudo que há nEle, a videira, pertence a nós – os ramos.
·         Deus não pode mentir. O que Ele prometeu pode cumprir.
·         Os sintomas podem perdurar – Ezequias depois de curado passou três dias para se levantar. 2 Cr 20:5
·         Não precisamos orar por vários anos para sermos curados.
·         Nossa cura foi efetuada há 2.000 anos. (Retroagindo a  parti do ano 2.000 d.C)
·         II Pedro 3:9 diz que o Senhor não retarda a Sua promessa.
·         Ele é quem espera que nos apossemos da promessa. "ainda bem que Ele é paciente conosco a ponto de se  não irritar quando não recebemos a cura".
·         A cura ocorre no momento em que oramos e não depois. (Mc 11:24)
·         Nossa fé faz Deus agir.
·         Faça satanás ouvir os seus louvores a Deus.

IV - COMO RECEBER A CURA DE CRISTO
"E será que viverá todo mordido que olhar para ela". (Nm 21:8)
Temos aqui o episódio quando os israelitas foram mordidos por cobras venenosas, e para não morrerem, tinham que olhar para a serpente de metal que Moisés fizera.
A)    TODO QUE OLHAR.
·         Olhar é está ocupado e influenciado com o que estamos olhando.
·         Olhar significa atenção.
·         Olhar também significa expectação.
·         Olhar está no infinitivo. Não é apenas uma olhadela.
B)    A VISÃO DA  FÉ.
·         A Bíblia diz que Moisés "ficou firme" como vendo o invisível". (Hb 11;23,27).
·         Andar por fé é andar por um tipo de vista (visão) muito melhor.
·         Com os olhos da fé vemos coisas gloriosas, invisíveis aos olhos naturais.
·         Fé é a coisa mais racional do mundo, porque está baseada nos maiores fatos e realidades.
·         A fé vê o calvário, onde a doença e o pecado foram cancelados.
·         Ela vê Deus, Suas promessas e Sua fidelidade.
·         Vê a saúde e a força oferecida na cruz.
·         A fé recebe as palavras: "Ele mesmo levou sobre si nossas enfermidades e carregou nossas doenças" e age de acordo.
·         O que o olho da fé vê, a mão da fé se apossa.
·         A fé se recusa a olhar qualquer coisa que não seja Deus e o que Ele diz.

C)    PORQUE ALGUNS FALHAM EM RECEBER A CURA?

"Uma das razões é porque crêem no que os seus cinco sentidos lhes dizem ao invés de crerem na Palavra de Deus".
·         Os cinco sentidos pertencem ao homem natural e foram nos dado para serem usados com as coisas do mundo.
·         As coisas de Deus não podem ser discernidas, apropriadas e conhecidas pelos cinco sentidos.
·         Nenhuma sensação física pode servir de base para duvidar da promessa de Deus.
·         Quando Deus lhe dá o nome de "Jeová- Rafa", dizendo: "Eu sou o Senhor que te sara", quer que você responda com fé: "sim Senhor, Tu és o Senhor que me sara".
·          Ao apropriar-se da cura não deve haver pensamento ambíguo. (Tg 1:6,7). Não podemos olhar em duas direções ao mesmo tempo.
V- O ESPINHO DE PAULO
E, para que não me  exalte pelas excelências das revelações,  foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que o desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu Poder se aperfeiçoa na fraqueza. De  boa vontade pois me gloriarei, nas minhas fraquezas para que em mim habite o Poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. (II Co 12:7,10).
·         Uma das maiores objeções levantadas hoje contra o ministério da cura é o "espinho na carne" de Paulo.
·         O difundido ensinamento de que Deus é o autor da enfermidade, e que deseja que alguns dos seus filhos mais devotos permaneçam doentes, glorificando-O e exibindo força e paciência, tem, sem dúvida alguma, conduzido a idéia de que Paulo tinha uma enfermidade que Deus se recusava curar.
·         Há quem creia que a era dos milagres já passou, mas isso é um descuido com as Escrituras.
·         A  doença de Paulo, dizem, é prova que Deus ás vezes cura e ás vezes não cura.
·         O espinho na carne é uma figura de linguagem e nunca é usada com relação à doença.
·         Quando a Bíblia usa a expressão "espinho da carne", imediatamente indica ao que se relaciona.
·         Em Nm espinho nos olhos, eram os habitantes de Canaã, e não problema de olhos ou doenças físicas.
·         O fato de Paulo haver dito "espinho na carne", não autoriza ninguém a dizer que se tratava de doença física.
·         No caso dos cananeus como espinho nos olhos e aguilhões nas ilhargas dos israelitas, significa que eles seriam um aborrecimento para o povo do Senhor e não doenças e incômodo nos olhos ou na região lateral do baixo ventre.
·         Paulo havia perseguido os cristãos por toda a parte, e agora ele mesmo estava começado a experimentar as mesmas e maiores perseguições.
·         Especificando as bofetadas instigadas pelo anjo de satanás, Paulo diz: "sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. (II Co 12:10)".
·         Quando ele percebeu que a Graça de Deus era suficiente para fortalecê-lo, a fim de suportar todas essas  coisas, disse: "pelo que me gloriarei na minha fraqueza para que o Poder de Deus repouse em mim". (II Co 12:9)
·         Fraqueza aqui não é doença, do contrário Paulo não teria usado as duas expressões em I Coríntios 11:30. – "Por isso há entre vós muitos que estão fracos e doentes".
·         É quando estamos mais conscientes de nossa própria fraqueza  que o poder de Deus repousa mais sobre nós.
·         Em I Co11:30 fraqueza tem haver com desânimo,  desmotivarão, e frieza ao passo que na referência que estamos falando relaciona-se a percepção da incapacidade humana ante a capacidade de Deus.
·         Quando o fraco depende de Deus, sua fraqueza se torna em força, por isso Paulo disse: "porque quando estou fraco então sou forte". (II Co12:10)
·         Ele recebeu a Palavra do Senhor que diz: "A  Minha Graça (que é para o espírito) te basta" (II Co 12:9).
A) Graça para as fraquezas espirituais e não físicas.
"A despeito de ser a vida de Jesus manifesta em nossa carne mortal, em nenhum lugar das escrituras está afirmando que Deus dá graça aos nossos corpos".
·         Quando Deus diz a Paulo: "A Minha Graça te basta", não está dizendo que embora doente Paulo pode ser forte porque Deus dará graça ao corpo dele mesmo estando doente.
·         É o homem interior que precisa de ajuda, daí a palavra "Graça".
·         Graça é para as fraquezas espirituais e não físicas.
·         Assim como os aborrecedores cananeus estavam fora dos corpos dos israelitas, como espinho nos olhos, o anjo de satanás também estava fora do corpo de Paulo.
·         A Graça de Deus sempre é concedida para suportarmos perseguições e tentações e não para suportarmos pecados e enfermidades, os quais Ele  suportou por nós.
·         A Bíblia diz que todos os que querem viver piedosamente em Cristo padecerão perseguições, mas nunca disse: "padecerão enfermidades".
·         Certamente Paulo se referia às suas bofetadas como "espinho na carne", tendo aprendido as ilustrações externas do antigo testamento.
·         Se Paulo era um dos mais doentes dos homens como alguns dizem, então como poderia ele trabalhar mais do que  os outros?
·         Paulo nunca disse que tinha prazer nas suas bofetadas, ao contrário suplicou por três vezes a Deus para livrá-lo delas.
·         Suas bofetadas são injúrias, necessidades, perseguições, angústias, etc.
"Até esta presente hora sofremos fome, sede, e estarmos nus, e recebermos bofetadas e não temos pousada certa" (I Co 4:11)
B) PAULO ENUMERA AS SUAS BOFETADAS.
"Não somente no texto das escrituras, já mencionados, mas em outros, Paulo enumera as suas bofetadas, instigadas pelo anjo de satanás".
·         Em adição as injúrias, necessidades, perseguições e angústias, Paulo menciona em II Coríntios 6:4-10, açoites, prisões, tumultos, trabalho, vigílias, jejuns, desonra, infâmia, enganadores, " como morrendo e eis que vivemos", "como castigados e não mortos", "como pobre mas enriquecendo", "como nada tendo e possuindo tudo". E no capítulo 11, ele acrescenta: Em açoites, mais do que eles em prisões; em perigo de morte muitas vezes". E dos versículos 23 a 27 ele enumera tremendas bofetadas as quais ele chama de coisas exteriores (v.28).
C)    QUESTÕES QUE MERECEM  CONSIDERAÇÃO.
"Ao enumerar suas bofetadas, vemos que Paulo menciona praticamente tudo que se pode imaginar, exceto doença ou oftalmia".
·         A tradição usa a única coisa que Paulo não menciona para explicar que seu espinho era uma doença.
·         Disse um escritor que a perversão das escrituras está mundialmente espalhada quanto ao espinho de Paulo.
·         Como os Efésios creriam para a cura ao ouvir a ministração de Paulo enquanto pus escorria pelos cantos de seus olhos? – Certamente que Paulo não sofria de oftalmia.
·         Deus fez maravilhas através de Paulo de sorte que até os lenços e aventais dele curava o povo. (At 19:11,12).

D)    O CASO DO COXO DE LISTRA.
"Como o coxo creria para a sua cura se ao olhar para Paulo o visse com os olhos doentes e escorrendo?"
E)    OS DOENTES GLORIAM-SE DAS DOENÇAS?
"Paulo estava dizendo: me gloriarei na minha oftalmia; meus olhos podem está cheios de repulsivo pus; posso ser motivo de pena; não importa nisto me gloriarei, como muitos pregadores afirmam?"
·         Alguns alegam que o espinho de Paulo era uma cegueira parcial, causada pelo brilho intenso da luz divina na ocasião da sua conversão.
·         Quando escrevia a carta, Paulo diz já haver se passado 14 anos desde que teve a abundância de revelações. (II Co 12:2)
·         Quer dizer que sua revelação veio 12 anos após sua conversão. Já que a carta foi escrita 26 anos após o seu encontro com O Senhor na estrada de Damasco. Absurdo!
·         Em outras palavras Paulo se conteve por ocasião da luz (At 9:3-6), doze anos mais tarde tem a revelação (II Co 12:2), e 14 anos mais tarde escreve a carta. – Consideramos isso pelo fato de suas palavras afirmarem quando teve a revelação que fora 14 anos do ano em que escrevia a carta, e como ela foi escrita no ano 26 da era cristã, resta então doze anos que foi o período compreendido entre a visão e a revelação.
·         Como pode então ser conciliado o fato de que ele recebera o espinho por ocasião da Luz divina, sendo o mesmo espinho considerado, haver sido dado por ocasião da revelação, se ambas as ocasiões distam de 12 anos uma para a outra?
·         No mais, não seria blasfêmia que o encontro de um homem com Deus causaria uma cegueira parcial a ponto de ser considerado um mensageiro de satanás?
·         Paulo afirma claramente que suas bofetadas, provocadas pelo mensageiro de satanás foram concedidas a fim de que ele não "se exaltasse pela excelência das revelações". – No mais, já falamos das bofetadas, que ele sofria por parte do mensageiro de satanás.
·         Não creio que, por causa desse ocorrido, os doentes de todo o mundo devem ser ensinados a considerar suas doenças como um "espinho", que precisa permanecer a fim de que não se exaltem.

F)     O ESPINHO DE PAULO NÃO ERA UM IMPECILHO AO TRABALHO.
"A Bíblia diz que Paulo trabalhou mais do que todos. Não dá para entender, portanto, o motivo de muitos que dizem que a doença é um espinho que deve permanecer, serem impedidos e incapacitados para o trabalho".
·         Se as Palavras de Jesus a Paulo: "A Minha Graça te basta", significam que esta' dizendo para Paulo permanecer doente, então seria a única vez na Bíblia que Ele faria isso.
·         É  incrível que muitos, após anos de sofrimento, tenham ido a sepultura prematuramente, e sem terem concluído sua obra, ao passo que Paulo concluiu sua carreira para Deus. (II Tm 4:7)
·         Que tragédia!
G)   A PREGAÇÃO DE PAULO É UM ESTÍMULO PARA A FÉ.
"A fé vem pelo ouvir (Rm 10:17), mas infelizmente, muitas pregações estão trazendo duvida ao invés da fé".
·         Paulo disse: "nada, que útil seja, deixei de vos anunciar" (At 20:20)
·         Tenho pregado "todo Evangelho de Jesus Cristo, para obediência dos gentios, por palavra e por obras; pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus..." (Rm 15:18,20)
·         Após 20 anos de apostolado Paulo escreveu aos coríntios : "por causa disso há entre vós muitos fracos e doentes".
-          Se o espinho de Paulo fosse uma doença será que ele teria dito isso aos coríntios? (I Co 11:30), já que ele também era doente.
·         Foi Paulo quem escreveu: "não sabeis que os vossos corpos são templo e morada do Espírito Santo?", "membros de Cristo", "membros do Seu corpo ,da Sua carne e de Seus ossos"; que "temos as primícias do Espírito", "que a vida de Jesus se manifesta em nossos corpos" (Rm 8:11); "que Ele é o Salvador do corpo", e que "o Senhor é para o corpo e o corpo para o Senhor?".
·         Deus levantou alguns na Igreja "... milagres... dons de cura", etc, pois estes dons e a vocação de Deus são sem arrependimento; e portanto procurai com zelo os melhores dons.
·         A oração da fé salvará o doente, mas é a pregação da fé que o fará  crê.
·         O evangelho que Paulo pregava era o Evangelho de poder e de salvação para o que crê. (Rm 1:16).

CONCLUSÃO
"Paulo ensinou que em Cristo, todas as promessas de Deus tem o "sim" e o "amém", para a Glória de Deus".
·         Isso assegura a inclusão da promessa da cura.
·         A vontade de Deus é que todos sejam sarados.
·         Paulo fazia a diferença entre milagres e cura, isso explica fato de que nem todos fossem instantaneamente curados:
-          Ele deixara Trófimo doente em Mileto;
-          Epafrodito estava quase à morte por causa de excesso  de trabalho. Ele não ficou recuperado instantaneamente .
·         Paulo não era fanático quanto às Leis naturais da saúde, tanto que recomendou a Timóteo "o fruto da vide", no lugar de apenas água para o seu problema de estômago.
·         Ele cria que o próprio doente tinha que ter fé a exemplo do coxo de Listra.
·         Nem mesmo o Senhor Jesus pode operar milagres em Nazaré por causa da incredulidade da comunidade.
·         Todavia lembramos que nenhuma razão pode ser tão forte a ponto de nos afastar da promessa da cura, mesmo que traga exemplos de pessoas de Deus que sofreram ou sofrem enfermidades, seja dentro do contexto bíblico ou não.
CONSIDEREMOS:
·         O Nome redentor de Deus: "Jeová-Rafa".
·         A Aliança de cura de Deus.
·         Os ensinos e as promessas de cura contidos nos tipos do velho testamento.
·         Os dons de cura estabelecidos na Igreja .
·         A ordem dada a Igreja para ungir.
·         O fato de que Cristo carregou nossas doenças assim como nossos pecados no calvário.
·         Os milhares e milhares de pessoas curadas desde os tempos apostólicos até os nossos dias.
·         O ministério e a vida de Jesus em favor do povo revelando a vontade de Deus em  que o povo fosse sarado.
·         Não podemos colocar tudo isto de lado simplesmente por alguns acharem que é exibicionismo ou mesmo porque o espinho de Paulo é interpretado, por alguns como doenças, ou porque Timóteo sofria do estômago e Epafrodito estava  quase à morte.
·         Não se trata de querer ganhar a questão ou de quem sabe mais a Bíblia. É uma questão de posse daquilo que o Senhor nos deu.
·         O ano do jubileu chegou. Este é o ano aceitável do Senhor profetizado pelo profeta Isaías e confirmado por Jesus (Lc 4:19-21).

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