sexta-feira, 20 de abril de 2012

A falsidade dentro de nós

Estava lendo o livro de João e logo no primeiro capítulo uma coisa me intrigou. Lá no versículo 47, quando Filipe vem vindo com Natanael, Jesus vê a Natanael e diz: "Eis um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade". E isso me fez pensar: "em quem não há falsidade". Jesus chama Natanael de justo, íntegro. Quer qualidade melhor para um cristão? Contudo eu me pergunto, será que Jesus falaria isso para mim? Será que Ele falaria isso para você?
Eu não sei qual a palavra grega utilizada no original, mas a palavra 'falsidade' fala a mim muito fortemente. No dicionário Priberam ela é explicada como "alteração propositada da verdade, calúnia, mentira, fraude, disposição para enganar".
E quando um cristão poderia ser considerado falso? Eu acredito que seja quando ele diz que segue a Cristo, mas na verdade não age como Cristo o manda agir.
É uma triste realidade pensar que nós temos decepcionado a Deus. É também muito difícil de se admitir, seja em público ou no particular, principalmente quando você já tem uma vida ativa na igreja, quando você já prega, ora ou ministra. Como dizer que você tem errado? Como admitir para si mesmo que você tem feito algo ruim?
Todos nós sabemos o que não agrada a Deus. Paulo mesmo fala repetidamente na Bíblia (1Corínthios 6:9; Efésios 4:22 ; Colossenses 3:7; Galátas 5:19) que não terá lugar no céu os imorais, os idolatras, adúlteros, ladrões, avarentos, homossexuais, caluniadores nem os viciados. Ele também condena as manifestações de ira, inveja, egoísmo, discórdia e em várias ocasiões nos lembra que nós somos igreja de Deus, portanto, devemos andar em união. "Andeis de modo digno para com o chamado que recebestes, com toda humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando cuidadosamente manter a unidade do Espírito no vínculo da paz", Efésios 4:1-3.
Aí, me pergunto mais uma vez: como eu posso querer não ser considerada falsa por Jesus, se dentro da minha própria igreja eu não consigo seguir Ele em todos os sentidos? Essa é uma verdade que muitas vezes nós deixamos de lado para continuar realizando a obra em "paz" uns com os outros. "Esquecendo" nossas divergências e vivendo em falsidade, como se isso agradasse a Deus. Contudo, na palavra Deus também nos fala que não existe diferença entre os pecados: matar não é mais grave que mentir, não aos olhos do Pai.
E mais do que isso, ao continuarmos em falsidade uns com os outros, murmurando contra nossos irmãos, estamos indo contra o principal ensinamento de Jesus: o amor. Porque Ele mesmo nos diz: "amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Você tem feito isso? Eu não.
Paulo também destaca, em várias ocasiões, a importância de amarmos uns aos outros. Ele diz: "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor fraterno, com que devais vos amar uns aos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei. Porquanto os mandamentos: 'não adulterarás', 'não matarás', 'não furtarás', 'não cobiçarás', bem como qualquer outro preceito, todos se resumem neste mandamento: 'amarás teu próximo como a ti mesmo'. O amor não faz mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei", Romanos 13: 8-10.
E amar não é simplesmente dizer que ama. Amar, assim como o caráter, deve ser demonstrado em ações. Alguém me questionou isso há pouco tempo e por mais que eu tenha pensado na hora que tenho meus motivos para faltar com amor para com essa e outras pessoas, não é isso que Deus quer de mim. Nem de você.
Por isso, me perdoem irmãos a quem eu não tenho demonstrado amor, a quem eu tenho julgado, de quem eu tenho falado além da conta. A quem eu não tenho cumprimentado, de quem eu tenho guardado rancor, a quem eu tratei mal, com ignorância, preconceito ou arrogância.
Creio que a maior arrogância seria eu escrever isso tudo como se eu mesma não cometesse esses mesmos pecados de vez em quando. Eu não sou mais merecedora da graça de Deus do que qualquer um de vocês. Mas acredito que, por meio dos meus erros, Ele quer falar algo ao coração de vocês, adolescentes, quem sabe instruí-los a não cometer os mesmos pecados que eu.
Também sei que já machuquei, de uma maneira ou de outra, muitos que estão lendo essa mensagem. Não falarei nomes, mas quem se sentiu ferido sabe do que estou falando. Para vocês, meu pedido de perdão. Que possamos andar mais em unidade, suportando-nos em amor.

Beijos,
Gabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário