sexta-feira, 6 de abril de 2012

A busca por um tema...

O post dessa sexta-feira foi escrito pelo Emerson, a pedido da Gabi. Espero que gostem!
Nesta sexta-feira me encomendaram vos escrever, adolescentes. Mas, antes da nobre tarefa, algumas instruções: 
1.     Seja breve,
2.     Escolha bem o tema,
3.     Utilize de vídeos e/ou músicas, eles adoram isso;
4.     Cuidado com o vocabulário.

Enfim, me passaram uma cartilha descrevendo coisas com as quais eu poderia despertar a atenção de vocês.
Buscando então um tema que se encaixasse nessas diretrizes (se você não compreender alguma palavra que brote nesse texto, não se preocupe. Lembra do velho dicionário? Então, ele pode lhe ajudar nestes casos. Xiii! Acho que acabei de burlar a lei número quatro da cartilha), voltando onde paramos: partindo nessa tarefa de buscar por algum tema que pudesse ser interessante a vocês, resolvi apelar para alguns clássicos:

Namoro:
Namoro seria um tema bastante apropriado. Falaria de hormônios a flor da pele, carências, sobre ficar... Mas me lembrei que não faz muito tempo que o pastor tratou disso com vocês. E como vocês não gostam de coisas que se repetem muito, lá vamos nós de novo, em busca de outro tema.
Salvação:
Não... Que adolescente gasta tempo pensando no pós-morte se a vida dele está apenas começando?

Próxima!

Profissão:

Esse seria um tema legal. Mas pensando bem, nem todo adolescente pensa sobre isso e, em segundo lugar, como sou novato nesse ofício, não sei se seria apropriado tratar desse tema em nosso blog? Na dúvida, resolvi não a me arriscar.

Continuei percorrendo possibilidades de temas que pudessem abrigar este meu post, e nesse capricho, acabei burlando mais duas leis da nossa cartilha (lembra dela?): Não consegui definir muito bem qual seria o tema dessa postagem e, nessa altura, já rompi os limites do que seria um texto curto.

Mas calma! Você não acessou o blog errado. Eu só conduzi vocês até aqui para me utilizar de uma ilustração. Como assim?

Bem, quantos de nós não gostamos de participar de um culto bem animado, com uma ótima banda, com músicas que gostamos e com uma pregação que traz paz aos nossos corações? Até aí tudo bem. Mas, como em tudo na vida, é bom ter cautela. Cautela para que a igreja não se torne simplesmente uma prestadora de serviços de entretenimento para nós. Quando você começa a se atentar mais pela FORMA das coisas do que pelo seu CONTEÚDO, CUIDADO!


Muitas vezes Deus falará com você através de uma música que não se encaixa dentro do seu estilo preferido. Outras vezes a palavra de Deus não trará conforto ao seu coração, pelo contrário, te deixará em pedaços. Deus ainda pode querer que você deixe toda agitação de lado e o adore, pura e simplesmente, em espírito. Em todas essas possibilidades Deus tem algo a nos dizer, e se não estivermos atentos para ouvi-lo estaremos abrindo mão de momentos preciosos com Ele. Momentos preciosos para o nosso crescimento espiritual.

E estes são cuidados indicados a todo o corpo da igreja (não somente aos membros), mas, sobretudo aos líderes. Imagine se todo líder, antes de decidir o que ministrar sobre sua vida, agisse como eu agi em minha ilustração, escolhendo o conteúdo de sua ministração não segundo suas convicções e guiado pelo Espírito Santo, mas baseado no gosto de vocês. Não seria estranho se, com o passar do tempo, um lugar assim trocasse sua placa de identificação, no lugar de IGREJA poderíamos utilizar CASA DE SHOWS.

E não há outra solução meus caros, a única saída (tanto a membros quanto aos líderes) é estarmos ligados na direção de Cristo para nossas vidas. Tudo mais é secundário (roupas, músicas, estilo, entretenimento, etc.).

Ressalva:
Essa palavra NÃO É endereçada ninguém em especial e NEM MESMO a alguma situação em particular.

Espero que, de alguma maneira, esta palavra possa ter sido edificante em sua vida.

Alegria e Paz!
Emerson.

P.S.: Ah! Só pra não dizer que eu quebrei todas as regras de conduta do nosso blog, deixo com vocês o link de uma música bem bacana, que fala um pouco mais sobre como tudo é secundário quando comparado a Cristo. Até uma próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário